Partilhar evento no    Facebook

Partilhar evento no    WhatsApp

No dia 8 de maio de 2025, às 18h30, o Instituto Cultural Romeno em Lisboa inaugura a exposição GLORIA MUNDI do artista Obie Platon, que nos convida a explorar os cumes e as profundezas da vida moderna no mundo atual, colocando em primeiro plano uma série de obras de pequena e grande dimensão. Obie Platon é um artista versátil que passa facilmente da pintura mural para a tela de cavalete, com valências na arte digital e aberturas para a animação, o que se ajusta perfeitamente à dinâmica da cidade de Lisboa.

Os temas das obras do artista Obie Platon são universalmente válidos, propondo uma viagem das obras pelo espaço português.

A exposição GLORIA MUNDI do artista plástico Obie Platon é marcada pela construção e desconstrução de paisagens e personagens do quotidiano, acompanhadas pelo uso subtil de uma variedade de símbolos do imaginário popular. Nos quadros pintados a óleo sobre tela, com técnicas e métodos mistos, o artista Obie Platon aborda uma vasta panóplia de dilemas contemporâneos. A exposição pretende destacar mensagens crípticas, oferecendo assim profundidade às suas obras e destacando-as do ruído informativo da sociedade contemporânea.

Obie Platon (n. 1987) vive e trabalha em Bucareste, mas desenvolve a sua atividade a nível nacional e internacional, em exposições individuais e coletivas, na Europa e na Ásia. É conhecido tanto pelas suas abordagens arrojadas em termos de dimensão das suas obras, como da sua temática. Passa com facilidade das telas de cavalete para os murais de grande escala e os seus temas abrangem assuntos de todo o espetro cultural. Pioneiro da arte urbana na Roménia no final dos anos 90, desenvolveu uma linguagem artística baseada na filosofia platónica, centrada na revelação dos aspetos da vida de que as pessoas não se dão conta, numa mistura de imaginário popular e absurdo contemporâneo. Os seus estudos na “Universidade de Arquitetura e Urbanismo Ion Mincu” de Bucareste tiveram um impacto significativo nos complexos murais, telas experimentais, esculturas conceptuais e instalações interativas, que lhe ofereceram uma forma única de dialogar e interagir com a sociedade atual. Fundador e presidente da primeira associação de arte e cultura urbana, URBANART, bem como fundador da revista FORMAJE Artfiles (2009-2013), apoiou artistas contemporâneos e criadores de arte urbana. Ao mesmo tempo, desenvolveu projetos culturais e sociais de regeneração de áreas urbanas desfavorecidas, através da arte, em colaboração com várias instituições na Europa e na Ásia. Nos últimos anos, tem participado em exposições e festivais internacionais, bem como em projetos de arte mural em Hamburgo, Xangai, Pequim, Budapeste, Açores, Bucareste, Cluj-Napoca, Timisoara, etc. Algumas das suas obras pessoais foram leiloadas na Artmark e listadas na Artnet. Os seus estudos anteriores em arquitetura estão refletidos nas suas obras, quer sejam pinturas sobre tela ou murais. Nota-se uma forte inclinação do artista para se ancorar em estruturas arquitetónicas básicas, sobre as quais se sobrepõem camadas sucessivas da realidade circundante. Ao optar por trabalhar com composições maciças sobre tela, Obie Platon utiliza a sua longa experiência em murais de grande escala. É conhecido principalmente como muralista e artista de rua. Na última década, expôs constantemente na Roménia e no estrangeiro.

Esteve entre os artistas que representaram a Roménia na World Expo Dubai e participou na oitava edição do Art Safari. Complexas e contraditórias, as pinturas de Platon procuram desconstruir ambientes e personagens familiares, inserindo símbolos e imagens populares. Platon é mais conhecido pelas suas obras de grande escala, surreais e subversivas, que fazem muitas alusões culturais, literárias e filosóficas. Os seus estudos de base, em arquitetura, desempenham um papel significativo no seu trabalho, e as obras refletem a sua paixão por estruturas arquitetónicas e camadas múltiplas. Na tela, utiliza principalmente óleos e inspira-se nas suas viagens pela Europa e pela Ásia para desenvolver a sua prática artística. Entre as paredes de que se apodera e as telas em que trabalha - dois meios totalmente diferentes - forma-se uma ligação na forma semelhante como os aborda. Obie Platon recorre a marcos visuais icónicos, desestruturando um imaginário e remodelando-o à sua maneira, mostrando o que “resta” daquilo que “foi” e, o mais importante, “como ficou". Irónico, crítico, até impiedoso, com referências da cultura pop ou clássica, aberto a tudo o que é novo, mas com um respeito indisfarçável por um passado que sustenta o presente, apenas se fixa num esquema particular de esgotamento dos seus limites. Visualmente avassalador, é essencialmente um iconoclasta.

 

Ver mais informações

 


 

PUB

Promotora

  • Instituto Cultural Romeno
  • //

Partilhar evento no    Facebook

Partilhar evento no    WhatsApp

Comentários

 08 de Maio, 2025

 18H30 - 20H30


 Lisboa Cidade

Google Calendar  Adicionaro ao Google
Outlook  Adicionaro ao Outlook
Subscrever

Subscreva à nossa newsletter e fique a par do que se passa perto de si.

Próximos evento por de si

Ver mais eventos em lisboa